domingo, 16 de setembro de 2007

Ao anónimo ou anónima,

que esta tarde me deixou o seguinte comentário: "Por favor ! Leia o Saramago, leia a Aparição e por favor esqueça as Margaridas.Já percebi que é professora de PORTUGUÊS, portanto arque com as responsabilidades ou dedique-se às manualidades a tempo inteiro...", na publicação: Um desafio...!
Eram 19h quando li este comentário e era para não dizer nada, mas não fui capaz, porque considero ser um comentário despropositado, ainda para mais vindo da parte de alguém que não se identifica.
Mas aqui fica publicada a minha resposta a este "belo" comentário:
Em primeiro lugar: "leia o Saramago" é impossível ler o sr., aquilo que posso ler são as obras que ele escreve, e que aliás já estou a ler, Memorial do Convento. Não é a minha literatura preferida, mas todos temos as nossas preferências e gostos.
Quanto à Aparição, caso não tenha lido o que escrevi na publicação em questão, passo a escrever novamente: "Quando fiz o secundário, ainda dei Aparição de Vergílio Ferreira, que adorei,", e volto a frisar, adorei e ainda hoje é uma das minhas obras favoritas, a qual aconselho vivamente.
O pormenor de esquecer as "Margaridas", é um pouco descabido, porque a sra até está bem conceituada a nível de escrita, os conteúdos, é que a meu ver, são fúteis, e além disso este tipo de literatura é a chamada literatura light, portanto serve para descontrair.
O facto de ser "professora de PORTUGUÊS" não invalida que só tenha de ler as obras que constam dos programas escolares. Conheço as minhas "responsabilidades" como professora!
Para finalizar, as manualidades são algo que me dá prazer, mas não são o que quero para o futuro.
Com isto tudo resta-me dizer-lhe que não me conhece minimamente para estar a deixar comentários deste género escondido(a) atrás do anonimato.
Não me vou alongar mais porque considero que não devo perder tempo com quem não o merece!
P.s.: Peço desculpa, aos meus/minhas visitantes e às "Meninas Habilidosas" que me visitam, por ter publicado este comentário que nada tem a ver convosco, mas não fui capaz de deixar este anónimo ou anónima sem uma resposta.

15 comentários:

Anónimo disse...

realmente gostos não se discutem, mas os seus posts são um bocadinho patetas... e para professora de português tem um escrita um bocadinho estranha... em vez das "margaridas" tente algo mais enriquecedor... talvez ajude.

Anónimo disse...

Deves ter a mania, deves deves...
Identifica-te pá!

Beijos Carlota
Nuno Filipe

Anónimo disse...

Srº ou Srª Anónimo(a), primeiramente considero estremamente cobarde da sua parte não se identificar. Ficar-lhe-ia muito bem dizer quem é e o que faz. Afinal, ficámos sem saber qual a sua profissão para saber se tem competências para fazer estas críticas. Seria muito mais produtivo fazer críticas construtivas e não destrutivas. Se eventualmente for professor(a) de PORTUGUÊS, já pensou quantos alunos podem ter saído das suas aulas sem perceber a matéria ou até mesmo sem saber escrever? Vamos ao que interessa. De facto, gostos não se discutem. Eu também sou professora de português e considero que perante a riqueza literária de que dispomos, Memorial do Convento de José Saramago no programa do 12º ano é um perfeito desprosósito. Que professor aceitaria de um aluno seu um texto de uma página sem qualquer sinal de pontuação? Se um aluno do 12º ano entregasse um texto sem qualquer sinal de pontuação, arriscar-se-ia a ver um risco por cima do seu trabalho. Então, por que é que este senhor, que nem sequer vive em Portugal e que despreza o nosso país, escreve páginas inteiras sem vírgulas ou pontos finais e todos, ou quase todos o veneram? O que é este senhor ao pé de um Garrett, um Eça, um José Cardoso Pires, um António Lobo Antunes, um Eugénio de Andrade e muitos e muitos outros...
Bem, isto já vai longo de mais. Acho que já estou a dar demasiada importância a quem não merece, visto que nem coragem tem para se identificar. Afinal, as pessoas só têm a importância que nós lhes damos e este(a) anónimo(a), já teve importância de mais.
Para finalizar, peço desculpa às restantes pessoas que visitam este blog, mas enquanto fazia a minha visita, não consegui deixar de dar a minha opinião acerca do comentário despropositado para este tipo de blog.

Vânia

Anónimo disse...

falam, falam, falam... e não dizem nada!
quanto ao programa do 12º ano, devem falar com o sr. eng. (ou não) sócrates, mas no fundo nem deviam reclamar, porque os portugueses têm o país que querem. O sr. saramago pode ser uma serie de coisas que para aqui não interessam, mas é impossível negar que a sua obra marca a diferença e é reconhecida mundialmente. se os alunos portugueses não devem estudar o que de bom se faz no país, então talvez seja melhor passar a ensinar-lhe umas letras do quim barreiros ou da rute marlene...
Não creio que as qualificações académicas tornem uma pessoa melhor ou mais capaz de dar uma opinião, mas se tanto interessa, tirei uma licenciatura em gestão de recursos humanos. quanto ao anónimato, não creio que seja relevante, sou só mais uma pessoa que passou por aqui e que resolveu falar.
os gostos não se discutem e acima de tudo devemos respeitar e reconhecer o trabalho dos outros. o post sobre o qual se relaciona este comentário é uma tristeza. não só demostra uma falta de respeito sobre uma obra importante da literatura portuguesa, como valoriza a mediocridade de literatura light, como lhe chamam. pessoalmente creio que o excerto transcrito só mostra a futilidade e falta de conteúdo que caracteriza a dita escritora. mas enfim...
boa noite e até à próxima!

Anónimo disse...

Estive quase para não comentar este post mas ao fim de umas quantas leituras pelo post e pelos comentários aqui postados não consegui deixar de expressar a minha opinião.

Lendo o primeiro comentário do Sr./Srª anónimo a este post ficamos a saber o que pensa dos posts da Carlota. Se os acha assim tão patetas e a escrita da própria um bocadinho estranha, palavras suas, porque ainda se dá ao trabalho de visitar um blog que nada tem de interessante? Assim sendo ja era altura de deixar de visitar e parar com cometários ridiculos.

Em segundo lugar e mais uma vez pegando em palavras suas "os gostos não se discutem e acima de tudo devemos respeitar e reconhecer o trabalho dos outros.". Ora disse uma verdade. Então porque não faz aquilo mesmo que diz?? Respeite o trabalho da escritora que, e ainda não faça parte dos seus gostos literários, está muito bem considerada no mercado português e criticas construtivas não lhe faltam.

Quanto ao Sr. que tanto se fala, eu não consigo ler uma obra dele o que não faz de mim, ou de qualquer pessoa que não o tenha lido, menos inculta ou menos capaz de expressar opiniões relativas a qualquer assunto. Quando fiz o meu secundário o programa não incluía qualquer obra de José Saramago e muito contente isso me deixou. Incluía sim outras obras bastante mais interssantes, na minha opinião. O facto de não incluir obras de José Saramago não invalidou a excelente nota que tive no meu exame de Literatura Portuguesa, ou Português A, que tive no final do 12º ano.

Ainda em relação ao seu primeiro comentário de todos, um blog é um espaço de lazer onde, e mais concretamente neste caso, é apresentado um passatempo a que uma pessoa se dedica. Perante o facto de ser isso mesmo acho que não é necessário recorrer ao português correcto para expressar algo que se gosta de fazer.

Para finalizar o comentário que já vai bastante extenso, Sr./Srª Anónimo, uma vez que não se quer identificar, já que este blog não lhe agrada assim tanto, deixe de o visitar e faça um favor à Carlota e a todas as pessoas que a visitam porque gostam do trabalho que aqui é apresentado, não nos faça perder tempo com comentário completamente desinteressantes.

Peço também desculpa a todos os visitantes do blog, mas não podia deixar de comentar.

Tânia Jesus

Anónimo disse...

E se o anónimo não for anónimo? Se for um amigo chegado que tem pena e vergonha de dar uma opinião sincera? Se é anónimo pode ser qualquer um! Pode ser a vizinha, o colega ou a melhor amiga. E se for algém a gozar? A espicaçar para ver até onde vão os insultos? Ah pois é!
Ass.
outro anónimo

Cakau disse...

Por mim cada um lê o que quer, confesso que também já li a "Margarida" e na altura gostei, agora não compro mais os livros dela, mas isto, tudo tem a sua altura e se por vezes nos apetece ler a "Margarida" outras haverá que nos apetece ler goethe.
Não ligues ás más linguas.
Beijocas

ana

Anónimo disse...

Hora Sr./Srª Anônimo...
O que pretendes com isso???
Tentar mudar o gosto das pessoas com comentários medíocres...
Pois o que vai ganhar é apatia por todas as pessoas, como eu, que vêem e aceitam a personalidades das pessoas sem as atacarem com críticas...
As pessoas em geral tem de respeitar a personalidade de cada um, pois todos nós, se você não percebeu temos uma opnião diferente e é isso que diferencia o ser humano um do outro...
Se você se acha assim tão seguro de si e "enriquessedor" como diz, cadê sua coragem????
Não assume o que faz, o que diz????
Seres "enrriquesedores", rrsrrs, como você deve ser muito pobre de amigos para sair atacando assim pessoas como a Carlota, só que você quebrou a cara, caiu do cavalo, como dizem!!!!
Ela tem amigos(a), e muitos.......
Amigos que até ela mesmo nem saiba que tem, mais estão sempre aqui admirando e a protegendo....
Vê se da próxima vez, como prometeu, você quiser fazer críticas se identifica...
Coragem "enrriquecedor"!
Rrsrrs!!!!

Carlota, me desculpa se falei alguma coisa que não devia, mais tinha que expressar minha eufori, hehe!!!
Bjos...
Márcia Chaves

Retalho de Lua disse...

Oi Carla!
Acabei de receber o presente que me enviaste! adorei mesmo! Linda! Obrigada pelo carinho, já coloquei a fotos no meu blog! Hoje mesmo vou usar a pregadeira!
Carinhos.

Jenny's World disse...

Frases da Semana

“Evite uma vida sedentária.
Beba água”

Não se ache horrível pela manhã.
Acorde ao meio dia”

“Dê emoção a sua vida.
Faça pipocas com a panela aberta.”

Bjinhos e Boa Semana.

claudia disse...

Olá Karlota! Gostos não se discutem e cada um lê o quer e bem lhe apetece. Aliás eu até acho que o Sr. Saramago, com todo o respeito, não vale muito (gostos...). Agora quanto a posts patetas..Se alguém os acha patetas...por favor não visite os blogs e dedique-se àquilo que mais gosta: falar mal dos outros! Existem fóruns próprios para isso e também para quem não tem nada que fazer! Parabéns Carlota pelo teu blog e pelos teus trabalhos!

claudia disse...

Para além do mais Srª Licenciada em recursos Humanos deveria ter aprendido na disciplina de Relacionamento Interpessoal que este tipo de comentários tão despropositados não se fazem e, para além do mais, até concordo que o ensino não está grande coisa, mas gostos literários não se discutem não é? Será uma obrigação ler Saramago só porque ganhou o prémio nobel?Não me parece! Aprender a escrever português sem erros ortográficos não seria muito mais frutífero?!?!?

Unknown disse...

Olá Karlota,
Passei para ver as novidades, como não há...
deixo-te um grande beijinho.
Lia.

Carla Delgado disse...

Passatempo Alfineteiras Solidárias no blogue do Clube.
Esperamos poder contar contigo e com a tua imaginação.
Beijinhos e bom fim de semana!

Anita disse...

Olá menina!!!
Kia desejar um bom fim-de-semana prolongado ;)
bjokinhax fofinhax